segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Câncer de Mama (Review)

Oiii!
Hoje vamos bater um papo sério, direcionado principalmente as mulheres, não quer dizer que se você for homem já pode parar de ler por aqui não, viu! Precisamos muito do apoio de vocês e existe câncer de mama masculino também.


Outubro é o mês escolhido mundialmente para o combate ao câncer de mama, Por isso é chamado de Outubro Rosa. Uma mobilização geral para esclarecer a sociedade sobre a doença, ele é uma das maiores causas da morte de mulheres por câncer no mundo, apesar de ser uma doença com alta chance de cura – desde que descoberta no início.
Cuidados, prevenção e detecção precoce são fundamentais para o aumento do percentual de sobrevida desta doença. O câncer de mama não dá sinal de existência nos estágios iniciais de desenvolvimento. A aparência externa dos seios continua igual, não há dores, e nenhum tipo de mal-estar, é ai que mora o perigo, o sedentarismo e o consumo diário de álcool acima de duas doses são fatores que agravam os riscos para a doença.

A mulher deve sempre ir ao ginecologista principalmente na fase pré menopausa, porque a incidência do câncer de mama aumenta a partir dos 40 anos, tendo seu pico entre os 50 e os 60 anos.

A mamografia e os exames clínicos são os dois procedimentos considerados pela American Cancer Society como as formas mais eficientes de prevenção para controle do câncer de mama. Ao detectar a doença em estágio inicial, elevam as chances de cura para até 95%.
O autoexame também é um procedimento muito importante, mas não substitui o exame realizado por profissional de saúde (médico ou enfermeiro) qualificado para essa atividade. Estes profissionais treinados conseguem detectar tumores com a metade do tamanho dos percebidos no autoexame.

Se tiver um cancêr em estágio inicial, a mulher tem a possibilidade de preservar sua mama.

Se o tumor for percebido em um estágio avançado, sempre haverá cirurgia e quimioterapia e, em alguns casos, também radioterapia.


Há uma correlação direta entre tamanho de tumor e sobrevida da mulher. Quanto menor o tumor, maior a sobrevida.
A informação é uma grande aliada nesta luta, abaixo você encontra perguntas e respostas sobre esta doença:

O que é câncer de mama?
É o resultado do crescimento descontrolado de algumas células do nosso corpo, que começam a se multiplicar sem parar e formam o tumor maligno. Se a doença demora para ser descoberta e tratada, esse tumor cresce cada vez mais e pode levar a pessoa à morte.

Aparece só em mulheres mais velhas?
Não. Ele atinge principalmente mulheres acima de 40 anos, mas também pode aparecer nas mais jovens. As mulheres entre 50 e 60 anos são as mais atingidas.

Por que aparece?
Não há um motivo determinado, mas alguns fatores contribuem para as chances da doença aumentarem. Para começar, o fato de ser mulher. Depois, outros fatores, como a filha, mãe ou irmã ter apresentado câncer de mama antes dos 50 anos, ou, em qualquer idade, câncer nas duas mamas ou de ovário. Fale com o seu médico sobre outros fatores de risco.

Se uma mulher na família teve a doença, todas terão?
As chances são maiores, por isso o cuidado deve ser redobrado. Especialmente se for irmã ou mãe e a doença tiver aparecido antes dos 50 anos. Mas não quer dizer que basta isso para se ter câncer de mama. Aliás, a maioria dos casos é de mulheres que nunca souberam de câncer na família.

Por que aumentam tanto os casos?
Por que o estilo de vida da sociedade mudou muito nas ultimas décadas, e as mulheres, em especial, passaram a sofrer mais com o estresse e hábitos prejudiciais à saúde, como fumar e consumir bebidas alcoólicas em excesso. Além disso, ter filhos ou amamentar já não é desejo de todas. Vale lembrar que fatores externos, como uma maior exposição a poluentes, também podem influenciar no aumento dos casos de câncer em geral.

Tem cura?
Sim, mas fica mais difícil dependendo da demora no diagnóstico e do início do tratamento. O câncer de mama tem chance de cura de 95%, mas apenas se for descoberto logo no início.

Como se descobre no início?
Principalmente com a mamografia, que consegue descobrir tumores mesmo quando ainda são muito pequenos. É um exame que faz um raio-X das mamas, posicionando-as entre duas placas.

A mamografia dói?
Pode causar algum incômodo em mulheres com maior sensibilidade, mas é totalmente suportável. O melhor é sempre fazer o exame uma semana depois da menstruação.

Toda mulher tem que fazer?
Sim, mas é o médico que determina quando é o momento para começar a fazer o exame como rotina. A doença atinge principalmente mulheres entre 50 e 69 anos, mas o SUS garante mamografia gratuita para todas as mulheres a partir de 40 anos. Vale lembrar que, quando a mulher está dentro de um grupo de risco, deve começar a fazer o exame ainda mais cedo. Por isso é importante conversar com seu médico e receber todas as orientações.

Quais os sinais da doença?
O câncer pode não dar sinal nenhum no início, por isso é importante ter os exames de rotina em dia. Com o desenvolvimento da doença, o sinal externo que mais aparece é o caroço nas mamas ou nas axilas. Além disso, a pele e o formato das mamas podem mudar ou o bico soltar uma secreção.

Com estes sinais, é certo que a doença existe?
Não. Em cerca de 80% dos casos, os caroços (chamados de nódulos) são benignos. Mulheres jovens muitas vezes apresentam vários nódulos na mama que podem ser percebidos em alguns momentos do ciclo menstrual. É preciso sempre consultar o médico.

Dá pra evitar?
Ter hábitos saudáveis e cuidar da qualidade de vida ajuda muito – mas, ainda assim, a doença pode aparecer. Na verdade, basta ser mulher para ter uma chance razoável. Para se ter idéia, 1 em cada 8 mulheres terá câncer de mama em alguma fase da vida.

O que aumenta as chances de ter a doença?
Menstruar antes dos 12 anos ou chegar à menopausa depois dos 55 aumentam as chances. Alguns estudos também mostram que há mais risco quando a mulher não teve filhos, engravidou pela primeira vez após os 30 anos ou é obesa.

O que mulheres com o maior risco devem fazer?
Devem consultar o médico regularmente e fazer exames mais precisos, como a mamografia, antes mesmo de chegar aos 40 anos.

O médico precisa apalpar as mamas da paciente durante a consulta?
Sim, ele faz isso durante o exame clínico das mamas, que é muito importante para ver se está tudo bem. Este exame deve ser anual e todas as mulheres, seja qual for a idade, devem fazer.

E se o médico nunca faz este exame?
Peça, é um direito seu – seja na rede particular ou no Sistema Único de Saúde (SUS). Peça também orientações sobre o autoexame. Não admita recusas!

O autoexame descobre a doença no início?
Não, pois se a mulher consegue encontrar o tumor quando apalpa as mamas, geralmente é sinal de que ele já não está em fase tão inicial. Este exame é maravilhoso para você conhecer seu corpo ou até encontrar outras alterações importantes em suas mamas. Mas essa não é a única forma de você descobrir um câncer. Consulte o seu médico anualmente. Faça a mamografia. Proteja-se.

Aqui neste site você tem mais informações sobre este e outros tipos de câncer http://www.cliquecontraocancer.com.br/paginas.cfm?id=3&p=cancer-de-mama