terça-feira, 23 de agosto de 2011

Condomínio Cidade Jardim 2

Lá to eu usando o blog para um assunto que nada tem a ver com isso aqui, mas comunicar é preciso e como este é um canal maravilhoso, cá estou eu.
Outro dia estive no condomínio para ver a quanto andava a obra da minha casa e para  falar com seu Célio (para quem não sabe ele é o administrador), daí quando lá cheguei, já havia uma proprietária e sua mamis conversando com ele, fiquei comportada, sentadinha em uma cadeira, esperando à hora de ser atendida e, craro, como a sala é uma só, não tinha como deixar de escutar a conversa alheia (juro de pés juntos que não sou fofoqueira, só curiosa hahaha).
Antes de comentar a conversa alheia, quero esclarecer que minha casa ainda não está pronta, igualzinha a maioria dos condôminos de nosso querido Cidade Jardim 2.
Mas voltando para a sala do seu Célio, a conversa era sobre o pagamento do condomínio, a srª e sua digníssima mamis estavam revoltadas, porque estavam sendo cobradas pelo pagamento da taxa de condomínio e, imaginem só, ainda tinha a tal da taxa de implantação, achei interessante quando ela comentou que havia comprado uma casa em um condomínio fechado e estava recebendo uma em um conjunto habitacional. Então surgiu a vontade de fazer este post para expor minha opinião sobre o assunto.
Em primeiro lugar, não faço parte da administração e não foi ninguém que bateu em minha porta, mandou email, telefonou, fez sinal de fumaça ou qualquer outro tipo de comunicação me chamando para ter contato com as pessoas de nosso condomínio; cheguei até eles, porque senti a necessidade de me unir a quem estava passando pelas mesmas dificuldades que eu em relação a nossa KERIDA construtora, então entrei na internet e, procurando em sites de buscas, achei o Orkut do condomínio, através dele fui mantendo contato e a partir daí fui procurando meios de localizar gente na mesma situação. 
Então, me desculpem, mas não aceito reclamações de quem dá a desculpa de que não sabia de nada, porque não foi notificada, estava viajando, e outras desculpitas a mais, pois todos sabiam da situação da construtora, todos fizeram investimentos financeiros lá, e se, se descuidaram, não podem culpar ninguém por isso (sei que aqui, já consegui a antipatia de no mínimo da metade dos leitores, mas vou ser sinceridade do início ao fim).
Quando iniciei os primeiros contatos, surgiram várias idéias, mas também muita vontade de protestar, processar, socar, prender, torturar, mandar matar e outras soluções sádicas contra a construtora (ei! Por favor, foi só vontade tá, juro que não mandamos matar Joana D'Arc, Norma e nem o Salomão Hayala), até que finalmente chegamos a criação do condomínio, se não fosse ele, seria uma associação; nem sempre concordo com as decisões tomadas, mas para isso é que existem as reuniões e a participação de todos é super importante.
Mas voltando a conversa alheia que estava escutando, o que não podemos confundir é que o condomínio é uma coisa e a construtora é outra coisa. O condomínio é formado por pessoas que estão na mesma situação que todos nós, pessoas que tem ou tiveram a mesma frustração de não terem suas casas, algumas foram morar lá em quanto não tinha nem uma infra-estrutura lá dentro, pelo SIMPLES motivo de garantir a sua moradia e que, de algum modo evitaram maiores problemas para todos nós, como invasão por posseiros.
Confesso que até tinha certa restrição em relação ao nosso síndico, o Alexandre, pois o achava muito pacificador, mas hoje vejo que isto é uma virtude nele.
O principal motivo de escrever isto aqui é o que escutei naquela conversa, "comprei uma casa em um condomínio fechado e estou recebendo uma em um conjunto habitacional". Os problemas com a construtora, infelizmente muitos ainda vão ter, grazadeus o Bradesco está investindo lá, o que para alguns vai ser a salvação, mas o condomínio só vai deixar de parecer conjunto habitacional se começarmos a paga-lo e criarmos condições dessa turma que faz parte da administração começar a mudar essa situação, sem dinheiro não tem como se contratar segurança, comprar cadeiras e mesas para o clube e um monte de outras coisas que é de responsabilidade do condomínio e não da construtora.
Muitos se perguntam, para que eu vou pagar se não vou usufruir de nada disso, pois não moro lá? Consultei um advogado e ele me informou que quem não recebeu sua casa, pode cobrar a taxa condominial da construtora, mas agora neste momento, acho que o que é mais importante é valorizarmos ele, porque estaremos valorizando nossos imóveis, depois que receber minha casa, a qual comprei por R$ 168.000,00 em 2006 e agora já está valendo R$ 577.000,00 (só lembrando, ainda não a recebi) aí sim, irei a forra com a dita cuja e cobrarei todas as taxas já pagas.
Uma ação conjunta é muito mais forte que uma ação individual, nunca vamos conseguir a unanimidade das coisas (ainda bem, pois como já dizia, não lembro quem, a unanimidade é burra), sei que vou concordar e discordar de várias atitudes que a atual administração vai ter, mas tenho certeza que essas atitudes vão ser tomadas de acordo com o voto da maioria dos condôminos que estiverem participando ativamente de todo o processo que estamos passando.
Então o meu pedido é, vamos unir forças para valorizar nossos imóveis, ficar de olho na construtora, brigar por nossos direitos, cobrar melhorias e etc. E não vamos mais confundir o condomínio com a construtora e pagar a taxa condominial.
Ps: Desculpem os erros de português, nunca fui muito boa nessa matéria.

Um comentário:

  1. OI MÔNICA...!QUE BOM TER PESSOAS SENSATAS COMO VOCÊ,MEU NOME É ANGELA TAMBÉM SOU PROPRIETÁRIA E JÁ MORO NESTE PARAISO... E PENSO DA MESMA FORMA.DESEJO QUE SUA CASA FIQUE PRONTA E QUE VOCÊ VENHA MORAR LOGO, FAZENDO PARTE DESTA FAMILIA CIDADE JARDIM 2 QUE JÁ É UMA REALIDADE!E NÃO TEM NADA A VER COM A CONSTRUTORA.ESPERO UM DIA PODER CONHECE-LA PESSOALMENTE.ABRAÇOS DE UMA FUTURA VIZINHA.RSRSRS...

    ResponderExcluir