quarta-feira, 25 de maio de 2011

Acne Adulta

Cá estava eu olhando no espelho, quando vejo aquela pretuberanciazinha em meu rosto, e me pergunto: Por que modeuso, por que? Lembrei que quando era gatinha e gostosa (Rá! Eu me achava), não tive problemas com acne, mas depois de véia elas começaram a aparecer, então fui em busca da resposta.
 Cameron Diaz
Geralmente a mardita (acne) aparece na fase adulta por causa das alterações hormonais devido a disfunções ovarianas (a mais frequente é a síndrome dos ovários micropolicísticos), alterações das glândulas supra-renais ou um aumento da sensibilidade da pele aos hormônios androgênicos (masculinos), responsáveis pelas manifestações da doença (ai genteeee! Isso é uma doença e eu não sabia).

Normalmente ela se forma com pequenos nódulos avermelhados e doloridos (doi, como doi), com menor presença das purulentas (apesar de que nimim vire e mexe aparece uma). As áreas mais atingidas são o queixo, mandíbulas e pescoço.
Se for confirmada a causa hormonal o tratamento pode ser feito com alguns anticoncepcionais orais, principalmente aqueles que contenham um componente que atue contra o hormônio masculino (anti-andrógeno) ou bloqueadores dos receptores hormonais. Existem também os medicamentos de uso local e os peelings superficiais que são super importantes no combate à ela.
Olha os pontinhos vermalhos no queixo da Catherine Zeta Jones
Alguns novos tratamentos estão sendo utilizados como o derivado do ácido retinóico de última geração, usado sob a forma de creme e ideal para formas leves de acne (graus I e II), a irradiação com luz fotodinâmica das áreas afetadas e novos antibióticos, utilizados por curtos períodos a intervalos determinados de tempo. Casos mais graves podem ser tratados com a isotretinoína (Roacutan) , que elimina a doença definitivamente em alguns meses.

A escolha do tratamento ideal vai depender de cada caso e de cada fase da acne, sendo importante uma avaliação detalhada do paciente pelo médico que o acompanha.

No caso das cicatrizes vários tratamentos podem ser utilizados para a correção e a indicação de cada um deles depende de cada caso, em uma mesma pessoa, pode ser necessária a utilização de mais de um método. É importante saber que estes procedimentos devem ser realizados apenas por médicos dermatologistas treinados e nunca por profissionais não médicos, pois sempre existem riscos de efeitos adversos.

Essas informações foram retiradas deste site aqui .

Nenhum comentário:

Postar um comentário